Por isso, ter conhecimento dos resultados de suas campanhas, ajudará ter visão mais clara e objetiva para analisar sobre o que está ou não dando resultado.
A métrica é uma ferramenta que mede os resultados de uma ação, é por meio dela que é possível verificar se o que foi planejado, foi realmente alcançado.
Escolha métricas que sejam capazes de calcular a eficiência das estratégias adotadas pela empresa para cumprir seus objetivos. As métricas podem ser influenciadas por diversos fatores, como mercado, clientes, equipe de vendas e marketing, mídia, e-commerce e resultados financeiros.
De início, é recomendável o empresário usar poucas ferramentas para medição. Selecione as mais importantes para medir a efetividade das ações e a qualidade dos produtos oferecidos.
Selecionamos as principais métricas para medir os resultados de ações de marketing:
ROI – Retorno sobre Investimento
É considerada uma das métricas mais importantes. O termo é bastante comum na análise de investimentos, usado para identificar retornos financeiros. O ROI mostra quanto o empresário ganhou ou perdeu em relação ao valor aplicado em determinada campanha. Ou seja, diante do valor gasto, a empresa teve mais vendas ou aumentou sua base de clientes?
Para chegar nessa conclusão compare o aumento de vendas mensal usual da sua empresa antes da campanha e depois das ações. Houve realmente um aumento?
Taxa de Acesso ao Site
Essa métrica informa quantas vezes o seu site foi acessado, essa informação auxilia a medição do fluxo de visitação do site. Se você perceber que o número de acessos obteve um aumento, é sinal que sua ação de marketing foi efetiva, mas caso haja uma queda drástica nos acessos, é necessário verificar o que está acontecendo para solucionar o problema.
Taxa de Rejeição
A taxa de rejeição é um indicador que ajuda a entender como os usuários estão se comportando ao visitar seu site. Ele mostra quantas pessoas acessaram o site e o abandonaram em seguida, sem interagir ou se interessar pelo conteúdo. Por isso, preste atenção, quanto maior a taxa de rejeição, menor é interação dos usuários com os conteúdos produzidos.
Uma dica para melhorar esse indicador é identificar quais os temas, produtos e conteúdos chamam mais atenção dos clientes e geram engajamento, ou seja, quais as páginas têm menor taxa de rejeição.
Fique atento ao título da página e como você está fazendo a divulgação nas redes sociais, pois o a forma como o produto ou conteúdo está sendo postado pode confundir o usuário, que acessa a página e ao entrar verifica que não é o que estava procurando.
Tempo de Permanência na Página
O tempo de permanência é um indicador importante para analisar como os visitantes estão interagindo com o conteúdo do site. Essa métrica informa quanto tempo o usuário permaneceu no site, assim, você notará se ele tem deixado a página antes de concluir uma compra, ou de interagir com o conteúdo proposto.
Origem do Tráfego
Esse indicador mostra a maneira de como cada usuário chegou ao site. Se foi pelo link direto ou por uma ferramenta de busca. Existem algumas fontes importantes:
– Tráfego direto: os visitantes acessam o site digitando o endereço do navegador, ou através dos favoritos.
– Busca Orgânica: é o acesso natural dos usuários, mostra as palavras chave que os levaram até o site da sua empresa através de ferramentas de busca como Google, Bing e etc.
– Links: conhecidos como tráfegos de referência, eles indicam os sites de terceiros que levaram os clientes para o seu site.
Taxa de conversão
No processo de vendas, seja por canais online ou presenciais é importante mensurar se a melhoria na apresentação do produto, promoções, ações de incentivo como brindes, e combos estão alavancando as vendas.
Para isso, lembre-se sempre de analisar como era o comportamento dos clientes e das vendas mensais antes das melhorias e após as ações, pois só assim será possível avaliar os impactos e investimentos em marketing.
Fonte: SEBRAE
Adeilson de Oliveira
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