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Círculos de mudanças no segmento de beleza

Novidades do setor

O segmento de beleza está continuamente sendo modificado e transformado. Tendências da moda, demandas específicas dos clientes, personagens da televisão e novidades da indústria trazem novos desafios e oportunidades.

Acompanhar as inovações no segmento é fundamental para os empresários que querem manter seus negócios atualizados e extrapolar os limites dos formatos tradicionais.

É preciso, porém, estar continuamente atento, já que a maioria das oportunidades está presente no dia a dia do próprio salão.

Até bem pouco tempo, fenômenos do setor, como as esmalterias, ainda não haviam sido desenvolvidos. Foi justamente a percepção de que a consumidora queria mais do que o serviço de manicure que permitiu a criação desse novo nicho de mercado.

Atente sempre para as mudanças no comportamento e nas demandas dos clientes. Por exemplo, foi a observação de que o cliente estava sem tempo que possibilitou a criação de serviços no formato express, que vêm ganhando cada vez mais mercado no Brasil. O diálogo com consumidores e profissionais é uma excelente ferramenta para antecipar tendências.

Normas da ABNT

E se, por um lado, a mudança acontece com base em novos formatos de serviços, por outro o próprio setor se desenvolve pelo lançamento das Normas Técnicas da ABNT.

Os empreendimentos de beleza que adotam a terminologia padronizada, a NBR 16283:2014, demostram que estão atentos às mudanças do setor e à qualificação dos serviços oferecidos. Também explicitam seu respeito pelo consumidor, que saberá exatamente o que está adquirindo ao optar por determinado serviço.

A NBR 16283:2014 cria categorias para explicar os tipos de profissionais e serviços oferecidos, aumentando a percepção de valor de técnicas diferenciadas.

A consumidora, ao buscar por cores para o cabelo, encontrará várias opções, como coloração permanente, coloração semipermanente (tonalização), descoloração ou luzes, reflexos, mechas e balayage, o que mostrará a multiplicidade de possibilidades.

Atendimento personalizado

Para garantir as mudanças contínuas e os lucros, é necessário pensar ainda no que o cliente deseja. A grande maioria busca atendimento e cuidado. Por isso, é importante pensar em como transformar o momento do salão em algo único.

O oferecimento de uma simples massagem nos pés ou nas mãos pode ampliar a busca por um espaço. Já a atenção e o cuidado na hora da lavagem do cabelo são sentidos pelo cliente e avaliados positivamente.

Fonte: Sebrae Nacional – 23/10/2017

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