Círculos de mudanças no segmento de beleza
Novidades do setor
O segmento de beleza está continuamente sendo modificado e transformado. Tendências da moda, demandas específicas dos clientes, personagens da televisão e novidades da indústria trazem novos desafios e oportunidades.
Acompanhar as inovações no segmento é fundamental para os empresários que querem manter seus negócios atualizados e extrapolar os limites dos formatos tradicionais.
É preciso, porém, estar continuamente atento, já que a maioria das oportunidades está presente no dia a dia do próprio salão.
Até bem pouco tempo, fenômenos do setor, como as esmalterias, ainda não haviam sido desenvolvidos. Foi justamente a percepção de que a consumidora queria mais do que o serviço de manicure que permitiu a criação desse novo nicho de mercado.
Atente sempre para as mudanças no comportamento e nas demandas dos clientes. Por exemplo, foi a observação de que o cliente estava sem tempo que possibilitou a criação de serviços no formato express, que vêm ganhando cada vez mais mercado no Brasil. O diálogo com consumidores e profissionais é uma excelente ferramenta para antecipar tendências.
Normas da ABNT
E se, por um lado, a mudança acontece com base em novos formatos de serviços, por outro o próprio setor se desenvolve pelo lançamento das Normas Técnicas da ABNT.
Os empreendimentos de beleza que adotam a terminologia padronizada, a NBR 16283:2014, demostram que estão atentos às mudanças do setor e à qualificação dos serviços oferecidos. Também explicitam seu respeito pelo consumidor, que saberá exatamente o que está adquirindo ao optar por determinado serviço.
A NBR 16283:2014 cria categorias para explicar os tipos de profissionais e serviços oferecidos, aumentando a percepção de valor de técnicas diferenciadas.
A consumidora, ao buscar por cores para o cabelo, encontrará várias opções, como coloração permanente, coloração semipermanente (tonalização), descoloração ou luzes, reflexos, mechas e balayage, o que mostrará a multiplicidade de possibilidades.
Atendimento personalizado
Para garantir as mudanças contínuas e os lucros, é necessário pensar ainda no que o cliente deseja. A grande maioria busca atendimento e cuidado. Por isso, é importante pensar em como transformar o momento do salão em algo único.
O oferecimento de uma simples massagem nos pés ou nas mãos pode ampliar a busca por um espaço. Já a atenção e o cuidado na hora da lavagem do cabelo são sentidos pelo cliente e avaliados positivamente.
Fonte: Sebrae Nacional – 23/10/2017
THS do Brasil
Soluções empresariais: (11) 4992-9111 – contato@ths.com.br
Conheça o nosso software para gerenciamento e gestão de salões de beleza.
#thsdobrasil #thsmanager